Diretoria

Mª. Alzeni de Freitas Tomaz

Mª. Alzeni de Freitas Tomaz

Presidente
Mestranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, bacharel em Direito, atua como Educadora Popular e Pesquisadora junto aos Povos e Comunidades Tradicionais através do Projeto da Nova Cartografia Social do Brasil e do Conselho Pastoral dos Pescadores. Possui experiência na área de Direito, com ênfase, nos direitos ambientais, antropologia jurídica, direitos constitucionais e agrário e atua principalmente, nos temas relacionados a autodeterminação dos povos, territórios étnicos e etnoecologia.

Pesquisadora ORCID 0000-0003-3661-797X

Dr. Gustavo Hess Negreiros

Dr. Gustavo Hess Negreiros

Editor da Revista Ecologias Humanas e Vice Presidente da SABEH
Ph.D. em Ciências Florestais pelo College of Forest Resources ? University of Washington (2004) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1992). Ao fim da graduação trabalhou junto ao Convênio Embrapa Woods Hole Research Center com sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica modelando a hidrologia das florestas Amazônicas no mapeamento de sua profundidade de enraizamento. Este trabalho o levou ao doutorado em ecologia de fogo financiado pelo Serviço Florestal Americano, NASA e INPE, testando elementos ecológicos na modelagem da flamabilidade das florestas no ecotono Amazônia-Cerrado. Em 1998 assumiu o cargo de Diretor Acadêmico do programa Amazon Resource Management and Human Ecology da School For International Training (SIT / USA), coordenando o programa e lecionando a estudantes de graduação dos Estados Unidos no Brasil, o que fez até 2014, tendo assumido entre 2011 e 2013 a função de Diretor Geral do World Learning do Brasil. Paralelo ao seu trabalho de pesquisa e ensino atuou junto à sociedade civil na discussão e acompanhamento de impactos ambientais de grandes projetos industriais na região Amazônica. Foi consultor da Ecooideia (2009 a 2012) no desenvolvimento e aplicação de metodologias para valoração das externalidades socioambientais frente à instalação e operação de um grande projeto mineral. Entre 2010 e 2014 atuou como consultor na coordenação de equipe de avaliação de projetos sócios ambientais financiados pelo Fundo Vale na Amazônia. Em agosto de 2015 assumiu a vaga de Professor Adjunto junto ao Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, posição a que se dedica desde então.
Me. Paulo Wataru Morimitsu

Me. Paulo Wataru Morimitsu

Tesoureiro
Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Substituto em Licenciatura de Matemática na UNEB/Campus VIII. Especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa. Secretário Geral da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra. Coordena projeto Ação Socioambiental no Semiárido – SA2 e Extensão Rural. Consultor em Inovação e Desenvolvimento Territorial.

Pesquisador ORCID nº 0000-0002-1460-9859

 

Me. Salomão David Vergne Cardoso

Me. Salomão David Vergne Cardoso

Secretário Geral
Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia – BA, com dissertação pautada em estudo da Arqueologia e Gestão Socioambiental . Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Sete de Setembro – BA, com TCC pautado em estudo de Antropologia Organizacional. Pós-graduando em História e Cultura Afro-Brasileira pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/SC, com linha de pesquisa em Religiosidade e Identidade. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes – SE. Professor Substituto da Universidade Federal de Sergipe do Departamento de Administração. Professor dos cursos de Administração e Psicologia da Faculdade Sete de Setembro. Pesquisador Colaborador do Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso/BA., da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisador Consultor da Habitus Consultoria. Membro da Sociedade de Arqueologia Brasileira, da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana e do Conselho Regional de Administração/SE. Foi tutor EAD da Uniasselvi e da Uneb.
Dr. Ernani Machado de Freitas Lins Neto (UNIVASF)

Dr. Ernani Machado de Freitas Lins Neto (UNIVASF)

Editor da Revista Ecologias Humanas e Conselheiro Fiscal da SABEH
Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO),  Mestrado em Botânica (2008) e Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Foi Professor de Ecologia do departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Cinobelina Elvas. Atualmente está vinculado a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na qual esteve lotado inicialmente no curso de ciências da Natureza, campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco, sendo responsável pelas disciplinas na área de Botânica, Biologia da Conservação e sustentabilidade. Recentemente migrou para o recém criado curso de Ecologia da mesma instituição, atuando como docente da área de Ecologia Vegetal e Botânica Geral. Tem experiência acadêmica na área de Botânica e Ecologia Vegetal, com ênfase em Etnobotânica, desenvolvendo boa parte dos estudos no ecossistema caatinga, dentro das temática da relação pessoas e plantas no contexto do manejo in situ de populações vegetais, bem como conservação da biodiversidade e ecologia de populações vegetais.
Mª. Glaide Pereira da Silva

Mª. Glaide Pereira da Silva

Conselho Fiscal
Pedagoga; Especialista e Mestra strictu sensu em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL, tendo toda a formação acadêmica superior e pós-graduação realizadas na UNEB – Universidade do Estado da Bahia, onde atualmente exerce a função de Professora Substituta no Curso de Pedagogia. Também tem formação em Psicanálise Clínica. Foi diretora da ONG AGENDHA – Assessoria em Gestão Estudos da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecológico durante 4 anos e Assessora Técnica da UNICAFES/BA – União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, durante 1 ano. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Educação Ambiental, Caatinga, Sustentabilidade Planetária, Ecopedagogia.

Pesquisadora ORCID 0000-0002-9247-9762

Me. Arthur Lima da Silva

Me. Arthur Lima da Silva

Conselho Fiscal
Doutorando em Sociologia na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Sociambiental (PPGEcoH) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DEDC/Campus VIII). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia (UNEB/DEDC/Campus VIII). Membro do Grupo de Pesquisa em Socioeconomia do Desenvolvimento Sustentável (SEDES/UNEB). Professor Substituto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Senhor do Bonfim, no Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Atuou como Professor Formador da UNIVASF/SEaD, responsável pela disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação, no curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIVASF/SEaD-UAB). Colaborador do Grupo de Pesquisa História, Ciência e Cultura. Atuou como Professor Formador da UNEB/EaD, responsável pela disciplina Fundamentos Históricos Filosóficos da Ciência, no curso de Licenciatura em Biologia (UNEB/UNEaD-UAB). Atuou como Tutor EaD da Universidade Santo Amaro (UNISA EaD/Polo Paulo Afonso), no curso de Engenharia Ambiental.

Pesquisador ORCID nº 0000-0002-0643-3988

Dr. Juracy Marques  dos Santos

Dr. Juracy Marques dos Santos

Coordenador do Departamento Internacional de EH
Pós-doutor em Ecologia Humana (FCSH-UNL-Portugal) e em Antropologia (UFBA), Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA) e Mestre em Ciências da Educação (UNEB), área em que se graduou. Também é formando em Psicanálise (BAIANA DE MEDICINA). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde coordena o mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e integra a equipe de Professores Permanentes do mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). É Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (FACAPE). Também participa da Licenciatura Intercultural para Povos Indígenas da Bahia. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ecologia Humana (CNPQ-UNEB) e o Núcleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS/UNEB), onde vem desenvolvendo a pesquisa sobre os povos e comunidades tradicionais da Bacia do São Francisco. É membro do Grupo da Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (UFAM). Hoje é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH.

Pesquisador ORCID nº 0000-0002-0466-7035

Me. Bruno Barbosa Heim

Me. Bruno Barbosa Heim

Departamento de Povos e Comunidades Tradicionais
Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Especialista em Direito Público. Bacharel em Direito. Professor de Direito da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VIII e Faculdade Sete de Setembro. Pesquisador vinculado ao Núcleos de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS). Consultor jurídico. Sócio da Vivenda Consultoria, Assessoria e Planejamento.

No comments.