Corpo Editorial

BRASIL

Dr. Juracy Marques dos Santos (NECTAS/UNEB/FACAPE) – Editor Chefe

Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UFAM/PPGAS)

Dr. João Pacheco de Oliveira (UFRJ/Museu Nacional)

Dra. Maria Cleonice de Souza Vergne (CAAPA/PPGEcoH/UNEB)

Dra. Eliane Maria de Souza Nogueira (NECTAS/PPGEcoH/UNEB)

Dr. Fábio Pedro Souza de F. Bandeira (UEFS/PPGEcoH)

Dr. José Geraldo Wanderley Marques (UNICAMP/UEFS/PPGEcoH)

Dr. Júlio Cesar de Sá Rocha (PPGEcoH/UNEB)

Dra. Flavia de Barros Prado Moura (UFAL)

Dr. Sérgio Malta de Azevedo (PPGEcoH/UFC)

Dr. Ricardo Amorim (PPGEcoH/UNEB)

Dr. Ronaldo Gomes Alvim (Centro Universitário Tiradentes – AL – UFS)

Dr. Artur Dias Lima (UNEB/PPGECOH)

Dra. Adriana Cunha – (UNEB/PPGECOH)

Dra. Alpina Begossi (UNICAMP)

Dr. Anderson da Costa Armstrong (UNIVASF);

Dr. Luciano Sérgio Ventin Bomfim (PPGEcoH/UNEB)

Dr. Ernani M. F. Lins Neto (UNIVASF);

Dr. Gustavo Hees de Negreiros (UNIVASF/SABEH);

Dr. Carlos Alberto Batista Santos (PPGEcoH/UNEB).

INTERNACIONAL

Dr. Ajibula Isau Badiru – NIGÉRIA

Dr. Martín Boada Jucá – ESPANHA (UAB)

Dra. Iva Miranda Pires – PORTUGAL (FCSH)

Dr. Paulo Magalhães – PORTUGALl (QUERCUS)

Dr. Feliciano de Mira – PORTUGAL (UNEB-PPGECoH)

Dr. Amado Insfrán Ortiz – PARAGUAI (Universidad Nacional de Asunción – UNA)

Dra. María José Aparicio Meza – PARAGUAI (Universidad Nacional de Asunción – UNA)

 

Dr. Anderson da Costa Armstrong (UNIVASF)

Dr. Anderson da Costa Armstrong (UNIVASF)

Editor da Revista Ecologias Humanas da SABEH
Realizou Fellowship na Divisão de Cardiologia / Imagem Cardiovascular da Johns Hopkins School of Medicine (Baltimore, MD, EUA). Doutor em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador, BA). Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Cardiologia e Especialista em Ecocardiografia pela Universidade de Pernambuco (Recife, PE). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE). Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Título de Área de Atuação em Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da SBC. Atua no Curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF; Petrolina, PE e Juazeiro, BA), com atividades de preceptoria e docência. Atualmente é o Coordenador do Programa de Residência Médica em Cardiologia e Ecocardiografia pela UNIVASF. Áreas de atividade principais são Cardiologia Clínica, Imagem Cardiovascular e Epidemiologia Cardiovascular. Dentre suas publicações mais importantes, destacam-se o “Recommendations for Cardiac Chamber Quantification by Echocardiography in Adults: An Update from the American Society of Echocardiography and the European Association of Cardiovascular Imaging” (JASE, 2015); os primeiros artigos utilizando eventos cardiovasculares no estudo CARDIA (IJC e EHJ:CVI, 2014); e o artigo de revisão “state-of-the-art” para medida da massa ventricular esquerda por ecocardiografia e ressonância magnética cardíaca (JACC:CVI, 2012). Finalista do Elizabeth Barrett-Connor Young Investigator Award in Cardiovascular Epidemiology (Los Angeles, CA, EUA; 2012) e do Melvin Judkins Young Clinical Investigator Award in Cardiovascular Radiology (Dallas, TX, EUA; 2013), ambos da American Heart Association (AHA).

Pesquisador ORCID nº 0000-0003-3161-8922

Dr. Carlos Alberto Batista Santos (UNEB)

Dr. Carlos Alberto Batista Santos (UNEB)

Editor da Revista Ecologias Humanas da SABEH
Biólogo/Etnobiólogo, Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), Atua na área de Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Etnozoologia e Etnoecologia. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Coordenador do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental DTCS/UNEB. Lider do Grupo de Pesquisa em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais (UNEB), Membro do Núcleo de Estudos em Comunidades Tradicionais e Ações Sócio-Ambientais (NECTAS-UNEB), e do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (GPEME-UNEB). Coordenador do Centro de Formação e Pesquisa Indígena do Semiárido da Bahia. Editor da Revista Opará Etinicidades, Movimentos Sociais e Educação. Reside em Petrolina, Pernambuco.
Dr. Ernani Machado de Freitas Lins Neto (UNIVASF)

Dr. Ernani Machado de Freitas Lins Neto (UNIVASF)

Editor da Revista Ecologias Humanas e Conselheiro Fiscal da SABEH
Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO),  Mestrado em Botânica (2008) e Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Foi Professor de Ecologia do departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Cinobelina Elvas. Atualmente está vinculado a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na qual esteve lotado inicialmente no curso de ciências da Natureza, campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco, sendo responsável pelas disciplinas na área de Botânica, Biologia da Conservação e sustentabilidade. Recentemente migrou para o recém criado curso de Ecologia da mesma instituição, atuando como docente da área de Ecologia Vegetal e Botânica Geral. Tem experiência acadêmica na área de Botânica e Ecologia Vegetal, com ênfase em Etnobotânica, desenvolvendo boa parte dos estudos no ecossistema caatinga, dentro das temática da relação pessoas e plantas no contexto do manejo in situ de populações vegetais, bem como conservação da biodiversidade e ecologia de populações vegetais.
Dra. Flávia de Barros Prado Moura (MHN-UFAL)

Dra. Flávia de Barros Prado Moura (MHN-UFAL)

Editora da Revista Ecologias Humanas da SABEH
Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atualmente em Pós Doutorado em Queensland, Austrália. Vice-coordenadora do Centro de Referencia em Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco (CRAD). Professora dos Programas de Pós Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (DIBICT-UFAL), Agricultura e Meio Ambiente (UFAL) e Ecologia Humana e Gestão Socioambiental(UNEB). Bióloga, Licenciada pela Universidade Federal de Alagoas (1992), Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Foi Diretora do Museu de História Natural (MHN-UFAL) no período de 2002 à 2009. Leciona as Disciplinas: Conservação de Ecossistemas no Nordeste e Ecologia de Comunidades Tropicais (Programas de pós Graduação). , Ecologia e Meio Ambiente, Ecologia Vegetal (Graduação). Militou no Movimento Estudantil no período de 1989 a 1992, tendo sido Presidente da Executiva Nacional dos Estudantes de Biologia(1991-1992) . Projetos de Pesquisa e Orientações nos seguintes temas: Produtos Florestais, Extrativismo Sustentável , Etnoecologia e Manejo Tradicional dos Recursos Naturais, Conservação em Paisagens Fragmentadas e Recuperação de Áreas Degradadas.

Pesquisadora ORCID nº 0000-0003-0014-9561

Dr. Gustavo Hess Negreiros

Dr. Gustavo Hess Negreiros

Editor da Revista Ecologias Humanas e Vice Presidente da SABEH
Ph.D. em Ciências Florestais pelo College of Forest Resources ? University of Washington (2004) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1992). Ao fim da graduação trabalhou junto ao Convênio Embrapa Woods Hole Research Center com sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica modelando a hidrologia das florestas Amazônicas no mapeamento de sua profundidade de enraizamento. Este trabalho o levou ao doutorado em ecologia de fogo financiado pelo Serviço Florestal Americano, NASA e INPE, testando elementos ecológicos na modelagem da flamabilidade das florestas no ecotono Amazônia-Cerrado. Em 1998 assumiu o cargo de Diretor Acadêmico do programa Amazon Resource Management and Human Ecology da School For International Training (SIT / USA), coordenando o programa e lecionando a estudantes de graduação dos Estados Unidos no Brasil, o que fez até 2014, tendo assumido entre 2011 e 2013 a função de Diretor Geral do World Learning do Brasil. Paralelo ao seu trabalho de pesquisa e ensino atuou junto à sociedade civil na discussão e acompanhamento de impactos ambientais de grandes projetos industriais na região Amazônica. Foi consultor da Ecooideia (2009 a 2012) no desenvolvimento e aplicação de metodologias para valoração das externalidades socioambientais frente à instalação e operação de um grande projeto mineral. Entre 2010 e 2014 atuou como consultor na coordenação de equipe de avaliação de projetos sócios ambientais financiados pelo Fundo Vale na Amazônia. Em agosto de 2015 assumiu a vaga de Professor Adjunto junto ao Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, posição a que se dedica desde então.
Dr. Luciano Sérgio Ventin Bomfim UNEB)

Dr. Luciano Sérgio Ventin Bomfim UNEB)

Editor da Revista Ecologias Humanas da SABEH
Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), graduação em DIREITO pela Universidade do Estado da BAhia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Filosofia – Universitaet Gesamthochschule Kassel (2000). Atualmente é prof. adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ser humano, alienação, ontologia humana, ecologia humana, marxismo e EJA. Atualmente professor do quadro permanente de docentes do Programa de Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Sócio ambiental e do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios do Semiárido
Dr. Ronaldo Gomes Alvim (UNIT-AL)

Dr. Ronaldo Gomes Alvim (UNIT-AL)

Editor da Revista Ecologias Humanas da SABEH
O professor Alvim tem experiência profissional em da Ecologia, com ênfase em Ecologia Humana e atuou como docente de graduação e pós-graduação em diversos cursos nas áreas da Educação Ambiental, Ecologia Multidisciplinar, Educação, Ambiente e Sociedade entre outros. Graduou-se no ano de 1989,em Licenciatura Plena em Biologia, pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (FAMIH). No ano de 1993, concluiu o curso de Especialista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em Ciências do Ambiente. Em 1996 terminou seu curso de mestrado em Educação Ambiental na Universidad Nacional Experimental “Ezequiel Zamora”; (UNELLEZ), na Venezuela, com a defesa da dissertação “Programa de Sensibilización sobre la Problemática Ambiental de La Morita, dirigido a los alumnos de la Escuela Básica José Antonio Paez”; (reconecido pela UFMG). No ano de 2005 obteve o título de PhD em “Medio Ambiente Natural y Humano en las Ciencias Sociales” pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha com a defesa da tese: “Crisis Minera y Crisis Social: Consecuencias Sociales del Agotamiento de los Recursos Mineros en Itabira (Minas Gerais, Itabira)”;, obtendo a classificação “Cum Laude” (reconhecido pela UFPR). Foi Professor Visitante no Departamento de Asuntos Ambientales no ano acadêmico 2004-2005 na Universidad Metropolitana (UMET) em San Juan, Porto Rico, através do Fulbright Scholar-In-Residence Program (SIR) onde proferiu aulas no mestrado em Educação Ambiental com a disciplina Ecologia Humana. Em 2012 publicou seu primeiro livro intitulado “Ecologia Humana: da visão acadêmica aos temas atuais” (ISBN 978-85-7177-715-6) publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas EDUFAL e posteriormente em 2015 participou como um dos coordenadores, autor e coautor de capítulos do livro Ecologia Humana uma visão global (978-85-99799-91-8) lançado pela Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana e em 2017 do Ecología Humana contemporánea: apuntes y visiones en la complejidad del desarrollo (ISBN 9789996783142) lançado no Paraguai com dois capítulos publicados. Desde aquele período, vem participando coautor nos capítulos de livro como o “Entre o homem e a natureza: abordagens teórico-metodológicas” (ISBN 978-85-61638-44-3) e o “Aqui é o lugar da minha maré, onde vivo e trabalho, lugar melhor não há!: os significados de um lugar chamado Ilha do Beto” (978-85-8413-036-8). Atualmente é Pesquisador Associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e Professor do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação (NIPG) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/Alagoas). Nos últimos anos vem sendo parecerista para revistas nacionais e estrangeiras.

Pesquisador ORCID nº 0000-0001-5398-9439

No comments.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *